Ivana, a bruxa



Conta a lenda que Ivana era uma moça muito linda que morava nas montanhas da serra de Corupá, bem próximo as 14 quedas. Dizem que Ivana fora abandonada, por sua mãe, quando ainda era criança sendo jogada dentro de um balaio no rio das cachoeiras conseguindo sobreviver grassas a ajuda de uma Jaguatirica que por ali passava.

Com o passar do tempo, Ivana cresceu se tornando amiga de todos os animais e conhecendo o poder de todas as ervas e frutos respeitando todos os seres criados por Deus. Ao ser descoberta, Ivana foi tida como anjo por uns e bruxa por outros que diziam que, como ela tinha o dom de curar com ervas, poderia ter também o dom de destruir.

Um certo dia, moradores que não simpatizavam com Ivana decidiram queimá-la com medo que ela lhes fizesse algum mau. Após o terrível sofrimento de ter sido queimada viva, o espírito de Ivana não mais acreditou nos homens se tornando a Bruxa Catarinense mais perversa de todos os tempos e, quem visita as cachoeiras de Corupá sente sua presença no ar fresco da natureza que, nada mais é, do que o hálito doce de Ivana os convidando a passar a noite naquela área proibida.

 Já houvera mortes naquele lugar sendo todas classificadas como afogamento mas, a quem diga, que Ivana foi a culpada. Bom, sempre que forem visitar esse lugar místico, em Corupá (SC), cuidado para não maltratar os seres da natureza, pois estes não estão desprotegidos, pois, a mais linda e perversa das bruxas vaga como a guardiã desta beleza sem igual.


Autor anônimo...

Comentários

  1. Essas pessoas dessa epoca eram muito ignorante queimavam alguem só porque conseguia curar com ervas,tinham sonhos premoditórios,etc.
    Tudo era bruxa,tá que algumas praticavam bruxaria(ocultistas),mas outras eram apenas moças que sabiam sobre plantas medicinais,e queriam o bem.

    ResponderExcluir
  2. ate que é bom esse maga contos mas tenque ser melhor

    ResponderExcluir
  3. ja vui la e lindo o lugar mas em pareçe

    ResponderExcluir
  4. Aconteceu algo muito misterioso quando meu esposo foi lá ...daí descobri essa lenda .Uma mulher e um homem com um cachorro apareceu falou com ele e desapareceram do nada ...arrepiante .

    ResponderExcluir

Postar um comentário