Cabeça de Cuia


Cabeça de Cuia é uma lenda Folclórica da região nordeste do Brasil, mais precisamente criada no estado do Piauí. Trata-se da história de Crispim, um jovem garoto que morava nas margens do rio Parnaíba.


A lenda começa com Crispim, um jovem rapaz, de uma família muito pobre, que vivia na Vila do Poti (zona norte de Teresina-PI). O pai pescador morreu muito cedo, vivia apenas com sua mãe, uma pobre mulher de idade avançada e muito doente. 
Como seu pai, Crispim também era pescador, e como todo bom pescador, acordava cedo para colher bons resultados e voltar para casa cedo, Mais nesse dia as coisas não formam muito bem para o rapaz, pois depois de passar um dia inteiro sem conseguir pescar, Crispim volta para casa cheio de frustração e revolta.

Chega a casa e pede à mãe alguma coisa para comer e descobre que sua mãe havia feito para o seu almoço apenas uma comida rala, acompanhado do tutano do boi (osso da canela do boi). Irritado, discute ferozmente com a mãe e acaba batendo o osso de boi na cabeça da mãe.
Antes de morrer, a mãe amaldiçoa o filho, prometendo nunca o deixá-lo em paz. E foi isso que aconteceu, pois Crispim foi perturbado tanto pela voz de sua mãe, que sua cabeça mudou de tamanho ficando semelhante a uma cuia.

 Transformando-se num terrível monstro, que só descansará quando devorar sete virgens com o mesmo nome de sua mãe, Maria. Ainda hoje contam os pescadores do bairro Poti Velho, que nas noites de lua cheia pode-se ver a fera nas águas assombradas dos dois rios ( Poti e Parnaíba). Em buscas de pobres vitimas para completar sua sentença e se livrar da sua terrível maldição.






Comentários

  1. Muito doido esse conto gostei muito😈

    ResponderExcluir
  2. Eu ate gostei um pouco o menino matar a mae porque ela fez uma comida nem tao gostosa

    ResponderExcluir
  3. Muito top! é perfeito para o meu trabalho de escola

    ResponderExcluir
  4. para mim também e perfeito para meu trabalho!

    ResponderExcluir
  5. top bom pro meu trabalho de escola
    nessa porra pra que existe escola?que chato

    ResponderExcluir
  6. tirei nota maxima nesse trabalho :), to no sétimo ano


    e uma coisa.........................................

    ESCOLA É UMA MER**

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito da escola escola e para aprende ta meu filho

    ResponderExcluir
  8. Não é só para brincar ta to so deixando um recadinho ta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas